terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sobre a Coragem

Le Lanceur De Couteaux - Henri Matisse (1943)

A menina encarou o enfrentar-se pedindo dois copos de júbilo efêmero. Chegar à constância era tão simples e mesmo assim ela não entendia por que o abismo sempre continuava olhando-a na manhã seguinte. Ao chegar no banheiro, o espelho apontou por onde começar enquanto ela ajeitava seus cabelos. Descuidou-se e chorou por uns instantes.

Noite à dentro flertou com o vazio, mas seus amigos estavam lá para protegê-la, levando-a para pensamentos tão sublimes quanto distantes, breves. E era somente no dançar que a voz surgia e a menina percebia que um sentimento estranho sincronizava com seu ritmo. Porém, descuidou-se novamente.

Num subterfúgio, apaixonou-se loucamente pela liberdade que conquistara, valorizando tudo o que lhe tira de seu eu e da clareza de suas fraquezas. Penso comigo que desse mar não surge estrelas e o que resta é só o fosco brilho das sombras projetadas em uma calmaria de domingo.

Mas se ela se superar e aceitar o caos que existe em nós, começará a entender o vento nas copas. E a partir de então, confrontará o desafio, pois quando estiver gozando símbolos e contemplando abraços em noites frias o demônio lhe surgirá como num sonho, perguntando:

- Serás capaz de viver sem isso?

E olhando o desgaste de cada símbolo, de cada palavra e de cada sinal deixado na areia a verdade lhe repousará e todos seus valores sucumbirão na alma. Coragem! Grita o demônio que ainda a contempla, porque nada é para sempre e a faca que separa os laços é suave.

Então, quando o sabor dessa tragédia adoçar seu ritmo, deseje tudo de novo.
Só assim perdurará seu sorriso.